A portaria virtual é composta por um conjunto de câmeras de vídeo e interfones instalados em algum local que precisa controlar o acesso de pessoas e de veículos. Essa solução também pode ser integrada a outros recursos de segurança (tais como sistemas de alarmes e sensores perimetrais) e é dimensionada de acordo com a necessidade do contratante. Seu funcionamento básico é bastante simples.
Acompanhe nossa descrição passo a passo, tomando como exemplo de cenário o controle da portaria de um edifício residencial:
– Um visitante, um entregador ou um prestador de serviço chega à portaria do edifício e aciona normalmente o interfone.
– Em vez do interfone tocar na guarita do porteiro físico ou diretamente no apartamento do morador, ele será atendido por um atendente remoto conectado por um link de Internet.
– Esse atendente se encontra em uma central remota a que a portaria virtual permanece conectada durante as 24 horas do dia, 365 dias do ano (até quando há falta de energia elétrica, pois os equipamentos contam com baterias (nobreaks) para essas eventualidades ou geradores em alguns casos).
– Ao fazer o atendimento, o monitor procede com a identificação do visitante, obtida tanto pelas informações passadas como pelas imagens capturadas pela câmera.
– Como se fosse um porteiro físico, o monitor repassa as informações que obteve para quem estiver no apartamento, cabendo a essa pessoa autorizar ou não o acesso do anunciado.
– Havendo a autorização, o monitor destrava o portão a partir da central remota, permitindo que o visitante entre no condomínio.
– Ao mesmo tempo, o monitoramento por vídeo controla o acesso às garagens.
– Como são estabelecidas normas para controle de acesso de prestadores de serviços (inclusive com registro biométrico), nenhum inconveniente ocorre em caso de necessidade de reparos ou de manutenção no apartamento.
– Dentre as normas, determina-se o procedimento de recepção de produtos na portaria. Isso pode ser feito pelo zelador (que se encarregará de levar as entregas aos apartamentos, garantindo que não haverá risco de a segurança ser burlada).
– Como todos os procedimentos são registrados por um software e os vídeos permanecem gravados, o acesso de pessoas e de veículos é controlado de maneira extremamente segura, permitindo inclusive a recuperação de dados, se necessário.
– Vale ressaltar que procedimentos idênticos são seguidos em edifícios comerciais ou em quaisquer outros locais que exijam esse tipo de controle de portaria.