Perguntas Frequentes

1.1 - Segurança Patrimonial - O que é?

A segurança patrimonial é o conjunto de atividades do ramo da segurança que tem como objetivo prevenir e reduzir perdas patrimoniais em uma determinada organização pública ou privada, condomínios residenciais, instituições financeiras, etc.   As atividades de segurança privada são reguladas, autorizadas e fiscalizadas pelo Departamento de Polícia Federal - DPF e sao complementares às atividades de segurança pública nos termos da legislação específica.

1.2 - Segurança Patrimonial - Qual Legislação que normatiza e regulamenta a atividade de segurança privada?

Lei Federal nº 7.102/83 - Decreto 89056/86 e Portaria 3233/2012 DG/DPF

1.3 - Segurança Patrimonial - O que é necessário para ser vigilante patrimonial?

Para atuar no segmento de vigilância patrimonial é necessário que seja brasileiro, maior de 21 anos, possua escolaridade mínima de 4ª série, estar quite com as obrigações militares e eleitorais, não ter antecedentes criminais, ser aprovado em curso de formação de vigilante, autorizado pela Polícia Federal , ser aprovado em exame de saúde física, mental e psicológica e ter vinculo empregatício com empresa especializada em segurança privada.

2.1 - Segurança Pessoal - O que é?

A atividade de segurança pessoal é exercida com a finalidade de garantir a incolumidade física de pessoas. Cabe a equipe de segurança pessoal a proteção de uma pessoa ou grupo de pessoas de forma individualizada.

2.2 - Segurança Pessoal - Quem são os usuários habituais do serviço de segurança pessoal?

Dentre os principais usuários deste tipo de serviço estão chefes de estado, artistas, banqueiros, empresários e CEOs de grandes organizações.

2.3 - Segurança Pessoal - Quais as exigências para o vigilante de segurança pessoal?

Possuir o Curso Básico de Vigilante e o Curso de Segurança Pessoal ministrados por escolas especializadas devidamente autorizadas pela Polícia Federal.

3.1 - Escolta Armada - O que é?

A Escolta Armada visa a garantir o transporte de qualquer tipo de carga ou de valores e só pode ser exercida por empresa especializada e vigilantes devidamente habilitados.

3.2 - Escolta Armada - Quais as exigências para o vigilante?

Os vigilantes devem possuir curso de extensão para esta atividade de escolta armada e estar em dia com as reciclagens exigidas pela Polícia Federal, além de diversos treinamentos exclusivos para escolta de cargas de acordo com o grau de risco de cada operação.

4.1 - Segurança Eletrônica - Quais são os sistemas de segurança eletrônica mais procurados?

Entre os sistemas mais procurados estão os Circuitos Fechados de TV (composto por câmeras de vídeo conectadas a uma central de monitoramento 24 horas), sensores de presença, alarmes, sistemas biométricos de controles de acesso, cercas elétricas, botões de pânico, porteiros eletrônicos, rastreamento veicular e outros.

4.2 - Segurança Eletrônica - Como funciona o serviço de monitoramento de alarmes?

Os sensores do sistema de alarmes instalado na residência ou empresa detectam irregularidades sempre que houver qualquer violação/invasão ao imóvel. Estes sinais são monitorados 24 horas por dia por empresa especializada que toma as providências necessárias à pronta resposta ao evento, em conformidade com o previsto em clausula contratual.